Na próxima vez que pensar em passeio, pense em Castelo Branco.
A Capital da Beira Baixa é, ainda, um segredo guardado. Mas por pouco tempo. São cada vez mais os portugueses e os estrangeiros que descobrem - e se surpreendem - com esta cidade localizada entre as serranias e a planura, que convida a uma descoberta tranquila.
Com um odor característico, que varia entre o aroma quente das estevas, os cítricos da flor de laranjeira e o cheiro adocicado da tília, Castelo Branco tem um apreciável património de interesse histórico, cultural e paisagístico que, associado à requalificação do espaço público da cidade, à oferta de equipamentos culturais, desportivos e de lazer, tornaram o Concelho num lugar de forte atração turística.
Para detalhes sobre o que fazer, onde comer ou por onde passear vá até ao Posto de Turismo, na Av. Nuno Álvares, em pleno centro da cidade.
Aqui disponibilizam-lhe as melhores sugestões de alojamento, gastronomia, artesanato, lazer, desporto, bem-estar e saúde na cidade de Castelo Branco.
Castelo Branco é famoso também pelo seu tempo, gastronomia, mas a acima de tudo pela sua qualidade de vida.
Com muita história, locais de excelência para visitar e relaxar.
Tendo apenas duas estações do ano (Verão e Inverno), onde entramos atualmente na mais quente.
Cada vez mais são as procuras das suas praias fluviais no distrito que têm uma beleza única e paradisíaca. Com isto traz o alojamento local que mesmo durante o inverno devido à proximidade da Serra da Estrela tem outros locais históricos de Portugal.
É uma excelente oportunidade para investir pois tem um retorno do investimento num curto espaço tempo.
Conheça alguns locais a visitar:
1º Palácio Episcopal – Nele guardam-se coleções, desde pinturas, esculturas e arqueologia. O seu maior destaque, no entanto, é o seu jardim. As composições naturais foram realizadas por iniciativa de D. João de Mendonça. Duas escadarias dão acesso a amplos terraços e o jardim é considerado um tesouro para a cidade.
2º Centro de Interpretação do Bordado – Este centro pretende promover a revalorização, recuperação, inovação e relançamento desta tradição. Reúne artefactos assim como recentes suportes digitais e tecnológicos.
3º Piscina-Praia – Espaço de lazer de referência, dele fazem parte uma piscina-praia e uma piscina coberta.
4º Castelo – Conhecido por Castelo dos Templários, estaria integrado na “linha de defesa do Tejo”. Permanece como um dos mais importante registo histórico-militar de Castelo Branco.
5º Monte da Fonte Santa São Luís (Turismo Rural) – Poderá praticar turismo rural, refrescando-se nas piscinas, realizando caminhadas e aproveitando a beleza da paisagem circundante
Castelo Branco terá tido origem no lugar de um acampamento luso-romano chamado Castra Leuca, no cimo da Colina da Cardosa.
Terão sido os Cavaleiros Templários a construírem as muralhas e o castelo.
Dos seus produtos típicos, podemos referir o bordado de Castelo Branco, colchas de linho, bordadas com fio de seda natural, com temas bíblicos, amizade, amor, união do casamento, entre outros.
Este distrito também é famoso pela qualidade do seu queijo, com as suas queijarias que geram dinheiro para a região entre eles são de cabra e ovelha.
A Beira Baixa é a Região onde se produzem alguns dos mais apreciados e tradicionais queijos do País.
Região com uma longa história pastoril, devido aos seus solos graníticos e às boas pastagens naturais e melhoradas, as ovelhas e cabras, que pastam livremente pelos campos, encontram condições favoráveis para produzir um leite rico e saboroso.
O leite de excelente qualidade, aliado a métodos de produção artesanais, confere aos Queijos da Região de Castelo Branco, características organoléticas únicas.
Reconhecidos como queijos de Denominação de Origem Protegida – DOP – apresentam elevada qualidade e garantia de produção sob condições rigorosas e controladas de higiene, conservação e fabrico
Sendo também uma cidade Universitária (IPCB - https://www.ipcb.pt/ ) tem uma vasta população jovem que dá vida e movimento diariamente. É uma das regiões mais procuradas para uma variedade de cursos que são atraídos para a mais diversas áreas assim como jovens luso portugueses e estrangeiros.
Para fazer uma breve visita a Castelo branco online clique no link abaixo:
https://castelobranco360.cm-castelobranco.pt/
Uma visita pelo distrito onde encontra de tudo um pouco. Muito bem estruturado e onde tem todas as informações uteis e históricas da cidade.
Ficamos à Vossa espera….