A venda de casas em Portugal está ao rubro: entre abril e junho de 2021 foram transacionadas 52.855 habitações, mais 58,3% do que no mesmo período do ano passado, assinala o Instituto Nacional de Estatística (INE). E, seguindo o mesmo trajeto, os preços das casas também estão a aumentar a nível nacional – em concreto, registou-se uma subida homóloga de 6,6%.
Este aumento “expressivo” no número de transações no país pode ser explicado, em parte, pelo facto de no período homólogo - isto é, de abril a junho de 2020 – ter sido marcado por “restrições significativas sobre a atividade económica em consequência das medidas de contenção da pandemia Covid-19 que implicaram o número (e valor) mais baixo de transações desde o terceiro trimestre de 2016”, explica o INE no documento publicado esta terça-feira, dia 22 de setembro de 2021.
No total, as casas vendidas em Portugal representaram o movimento de cerca de 8,6 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 66,5% em termos homólogos. “Abril foi o mês com o crescimento mais expressivo, com uma taxa de variação homóloga de 72,4%, seguindo-se junho e maio com variações de 64,3% e 63,9%, respetivamente”, aponta o INE.
Fonte: Idealista News