Nos últimos tempos, a crise pandémica apanhou todos de surpresa.
A boa notícia é que o setor, mesmo mais tímido, foi um dos poucos que não acarretou grandes prejuízos para donos e investidores, demonstrando mesmo, enorme capacidade de resiliência. Desta forma, com algumas dicas, é possível negociar seu imóvel de forma rápida e sem perder dinheiro na transação, relevando, sempre, que ter o apoio de um profissional imobiliário, ajudá-lo-á, sem qualquer tipo de dúvida (aceda ao Guia para o PROPRIETÁRIO.
Para conseguir negociar o seu imóvel, é preciso estratégia, técnica e conhecer as particularidades do setor. Se entender o que atrai os interessados, será mais fácil conseguir um valor atrativo e justo, mas sem ser inflexível com quem pretende aumentar ou melhorar seu património.
Se tem um imóvel e precisa vendê-lo, mas não quer aceitar a primeira proposta que surgir, estas dicas são para si.
7 dicas para que negocie o seu imóvel sem grandes dificuldades e, principalmente, sem arrependimentos. Confira!
Após a negociação de um imóvel, o novo proprietário necessita de ter toda a documentação em dia para que se possa realizar a transferência de propriedade e atestar sua compra.
Por isso, quem procura um imóvel e entende do mercado tem como requisito a compra de um imóvel completamente regular, livre de ónus ou encargos (penhoras e outros).
Se quiser vender seu imóvel com celeridade procure resolver todos encargos que possam impedir a transação antes mesmo da divulgação. Quem tiver pressa para adquirir uma propriedade dificilmente vai aceitar a compra e acabará a procurar outra opção. Tudo isto porque, em regra, estas regularizações levam o seu tempo.
O ideal é confirmar, à priori, se o imóvel está em condições legais de venda., sem disputas por heranças ou penhoras judiciais. Lembre-se de que a compra e venda imobiliária, por si só, já é burocrática. Facilite a venda.
Quanto o cliente for conhecer seu imóvel, garanta que o local esteja limpo e agradável para ser visitado. Todos somos sensoriais; os potenciais compradores, também. Deixe tudo devidamente organizado e arrumado para trazer aos olhos do comprador o brilho de quem encontrou o seu futuro LAR. Esta é a primeira forma de conquistar sua atenção e mantê-lo interessado na compra do mesmo, sem ter que pensar num próximo imóvel.
Retire tudo o que não contribua para criar um bom ambiente e, se possível, abra as janelas. A incidência de luz natural contribui para uma experiência positiva e ainda mostra aos interessados que o imóvel é um local com boa circulação de ar e incidência de luz solar.
Além do sol contribuir para a economia de energia, ainda diminui as possibilidades de humidade, mofo e bolor, vilões de qualquer visita imobiliária.
Se o seu imóvel está a necessitar de alguns danos e reparos, o ideal é que resolva tudo isto antes de receber a primeira visita de um potencial comprador. Faça as reformas que forem necessárias, pinte as paredes e o teto para deixar tudo com aparência e tenha muita atenção se existem vidros partidos, campainha avariada, entre outros.
Pequenos detalhes poderão fazer a diferença, por isso, observe com atenção o estado de conservação do piso, das maçanetas, das janelas e armários.
Às vezes, é difícil vender o imóvel exatamente pelo valor que pretendia de início, portanto, esteja aberto a negociar com o interessado. Tenha em mente que o momento é difícil para todos.
Se houver muita inflexibilidade da sua parte para conversar sobre valores, o comprador pode se desinteressar rapidamente. Procure entender a situação do cliente e, caso o valor que ele apresentou esteja muito abaixo do que o pretendia, tente mostrar os seus pontos e chegar a um acordo que seja bom para as duas partes. Muitas vezes, é importante ter um terceiro, equidistante, a negociar por si.
Tenha uma margem para a negociação. Desta forma, você não perderá nem dinheiro, nem a venda.
Para vender imóvel rápido, é imprescindível que anúncio seja apelativo. Não adianta ter o imóvel mais incrível do mundo se ele chegar aos interessados de forma incompleta ou insatisfatória.
Procure detalhar bem as características do imóvel.
Releve qualidades como localização, segurança, amplitude e possibilidades de personalização. Deixe as formas de contato bem visíveis para facilitar o agendamento de visitas.
Além de uma boa descrição do anúncio, é fundamental mostrar ao potencial comprador como é o imóvel. Tire boas fotos e, for possível, contrate um profissional especializado no mercado imobiliário. Use a luz natural sempre que puder para realçar as áreas exteriores e mostrar os pontos positivos que o ambiente possui.
Dentro do imóvel, procure ângulos que favoreçam as divisões.
Não se esqueça de que as fotos do anúncio do imóvel são o primeiro convite para motivar os clientes e devem estar bastante atrativas.
Ah! E não se esqueça de retirar das imagens todo e qualquer objeto pessoal ou que indique falta de organização por parte do proprietário.
Agora que já sabe como registar as imagens e descrever corretamente as características do seu imóvel, é o momento de saber onde o anunciar.
Uma das dicas mais acertadas é procurar os profissionais do setor que o ajudarão; para além destes, poderá sempre identificar os portais especializados.
Para V/ ajuda, consulte o nosso Guia para o PROPRIETÁRIO.
Fonte: imovelweb.com.br